Conselho mês de Agosto
Share
Estamos a meio do verão e com calor intenso, férias para alguns, viagens, sol e sem horários estipulados por vezes deixamos a nossa rotina de skincare para trás ou mais relaxada…
Não devemos…Pois é neste momento que temos que ter cuidados acrescidos e cuidar da nossa pele, corpo, rosto e cabelo!!!
Por ser o maior órgão do corpo e o mais exposto, a pele é grande consumidora de nossa reserva hídrica, e assim temos que repor mais frequentemente.
Saber Hidratar sua pele:
Saber como hidratar a sua pele é indispensável para a manter saudável, especialmente nesta época do ano de temperaturas tão elevadas, quando ocorre mais sudorese (transpiração) e perda de água. A recomendação do Colégio de Especialidade de Dermatologia e Venerologia portuguesa – é estar semre atenta não só quanto à proteção contra o sol, mas aliar esse cuidado ao uso de hidratantes e aumentar a ingesta de água ao longo do dia.
“Em virtude da exposição solar e dos frequentes banhos de mar e piscina, é normal a pele ficar mais ressecada. Precisamos usar hidratantes, de preferência diariamente após o banho.”, explica a dermatologista e diretora da SBD-RS, Analupe Webber (do Colégio Brasileiro de Dermatologia).
A hidratação é uma aliada potente quanto ao combate do ressecamento e excesso de oleosidade da nossa pele, além de ser eficaz no combate ao envelhecimento precoce. Para isso, a médica reforça a importância dos cuidados com o excesso de exposição ao sol. Se houver queimadura em menor grau, intensificar a hidratação com cremes mais espessos.
“Recomendamos evitar exposição solar enquanto estiver com a pele irritada e avermelhada. Além disso, sugerimos sempre banhos rápidos e não ensaboar muito a pele, para não ressecar ou irritar ainda mais”, acrescenta a médica. Opte por sabonetes sem surfactantes ou sabonetes de glicerina. E nunca esquecer da pele do rosto, seu envelhecimento é mais rápido a nível celular porque envolve muita coisa ao mesmo tempo, como as linhas finas presentes nas rugas de expressão que podem aumentar sua profundidade e extensão caso não seja devidamente protegida dos raios UV durante a exposição solar bem como após com uma hidratação mais profunda, com séruns, cremes e até máscaras calmantes e repositoras de colagénio, vitamina C, péptidos e outros princípios ativos tão importantes para desacelerar o envelhecimento precoce da nossa pele do rosto (nunca esquecendo do pescoço!).
Outro conselho dado pelos médicos especialista na área é no momento em que a pele começar a descascar, não puxar as peles que estalam. E no caso de haver queimadura mais grave, com bolhas, dor e/ou muito inchaço é indispensável procurar atendimento médico especializado.
Por fim, a dica sempre válida é beber muita água. O consumo traz diversos benefícios para a saúde, e proporciona hidratação para todo o organismo, inclusive para a pele do rosto e corpo. Ao ingerir o consumo recomendado de água por dia, em média 2 litros, é possível notar a pele mais macia e hidratada.
As dicas para o cabelo deixamos para o mês de setembro!!!